O que é?

Maior conforto, maior segurança, maior eficiência energética: A procura pela gestão técnica de edificios continua a crescer.

Quer seja numa residência famíliar ou num edificio de escritórios, a procura pelo conforto e versatibilidade na gestão do ar-condicionado, iluminação e sistemas de controlo de acessos está a crescer. Ao mesmo tempo, o uso eficiente de energia está a tornar-se muito importante. Maior conforto e segurança associado a um baixo consumo de energia, só pode ser alcançado pelo controlo inteligente e a monitorização de todos os produtos envolvidos. No entanto, isto implica mais cabos, uma vez que é necessário alimentar os sensores e actuadores aos centros de controlo e monitorização. Este aumento do número de cabos implica maiores custos de instalação e montagem e consequentemente maior risco de incêndio.

A Resposta: KNX – O único protocolo STANDARD aberto no mundo para a gestão de edificios residenciais e de escritórios

Para se poder transferir todo o controlo para os componentes que fazem parte da gestão técnica de edificios, é necessário um sistema que resolva os problemas de equipamentos isolados garatindo que todos os equipamentos comuniquem através da mesma linguagem. Este standard é sustentado em mais de 20 anos de experiência no mercado, tendo sido melhorado face a sistemas anteriores, tais como: EIB, EHS e BatiBUS. Através do protocolo KNX no qual todos os equipamentos de bus são ligados (cabo de bus, rádio-frequência, linha de potência ou IP/Ethernet), é possível trocar toda a informação sobre o estado de cada equipamento. Os equipamentos de Bus podem ser sensores ou actuadores necessários ao controlo e gestão de edificios, tais como: iluminação, estores, sistemas de segurança, gestão de energia, aquecimento, sistemas de AVAC, sistemas de monitorização e sinalização, interfaces para serviços e BMS, controlo remoto, contagem, controlo de audio / video, electrodomésticos etc. Todas estas funções podem ser controladas, monitorizadas e sinalizadas através de um sistema único sem necessidade de uma unidade de controlo central.

Associação KNX: A garantia para um standard mundial!

O grande motor por detrás do KNX é a Associação KNX, um grupo de empresas líderes em várias áreas da gestão técnica de edificios. Actualmente, a Associação KNX tem mais de 200 membros, que contribuem com 80% das vendas de equipamentos para a gestão técnica de edficios em toda a europa. Como meta, estas empresas promovem no geral o desenvolvimento dos sistemas de gestão técnica de edifícios o KNX como sendo o único protocolo aberto STANDARD, para o controlo dos edifícios residenciais e comerciais no mundo inteiro. Por todo o mundo, a Associação KNX tem acordos de parceria com mais de 30.000 integradores/instaladores em 100 países, mais de 60 universidades bem como mais de 150 centros de formação.