Vantagens

Flexibilidade de utilização

Frequentemente, durante o planeamento da construção, não são considerados a utilização subsequente e futuros requisitos de modificação do espaço. Esta negligência pode tornar-se rapidamente dispendiosa, pois as alterações subsequentes envolvem normalmente custos elevados. É neste aspecto que a norma KNX oferece um elevado nível de flexibilidade. O sistema de bus pode ser simplesmente reprogramado a baixo custo. Uma propriedade pode assim ser rapidamente alterada para acomodar novas exigências ou podem ser introduzidas utilizações completamente inovadoras.

 

Os pontos fortes do sistema

Durante o funcionamento, os pontos fortes do sistema são claramente visíveis: seja através de maior fiabilidade de funcionamento, possibilidades quase ilimitadas em termos de domótica, devido a exigências de comunicação crescentes ou segurança e eficiência energética. A KNX resolve problemas relacionados com a redução de requisitos de energia de forma inteligente: o objectivo é o controlo individual do aquecimento e ar condicionado em cada divisão. O sistema KNX regula e controla temperaturas globais em ligação com períodos de tempo e divisões individuais. Em divisões não ocupadas, a temperatura é reduzida, o que resulta em economias máximas de energia.

A iluminação e os estores também funcionam em conjunto: os estores bloqueiam o sol e evitam o sobreaquecimento da divisão, ou deixam entrar o calor do sol para aquecer a divisãoe economizar energia de aquecimento. A iluminação também é reduzida dependendo da posição dos estores. Além disso, a posição das janelas, o facto de estarem abertas ou fechadas e o número de pessoas na divisão seria detectado, influenciando o controlo do aquecimento e da iluminação. Em termos da tecnologia do sistema de edifícios integrado, é possível instalar um sistema de segurança através de KNX. Através do bus seria indicado se as portas ou janelas estão fechadas, se foi desligado equipamento, se existem visitas indesejáveis no edifício ou se deflagrou um incêndio. Além de ser utilizado na iluminação, estores, aquecimento, áudio/vídeo, contadores, segurança e gestão de energia, o sistema KNX também pode ser implementado para o sistema de comunicação interno do edifício. Todos os estados relevantes da casa e do edifício são indicados em painéis tácteis de designers. Além disso, é possível transmitir dados externamente através de uma interface para um sistema de controlo superior para serviços de manutenção ou segurança. Assim, é possível resolver rapidamente qualquer problema ou avaria.